No verão os cuidados com a pele devem ser redobrados, afinal, a exposição ao sol inadequada é responsável pelo aparecimento de manchas pelo corpo, envelhecimento da pele, além de queimaduras que futuramente podem causar o aparecimento de tumores.
O melhor amigo da pele sempre será o filtro solar. Segundo a dermatologista Cristiane Braga, o ideal é usar Fator de Proteção Solar (FPS) 15 em pele negra, FPS 30 a 50 em pele morena e acima de 80 em peles muito claras, além de evitar tomar banho de sol entre 10h e 16h, horário em que os raios solares possuem forte incidência de raios UVB, prejudiciais à saúde.


Além de usar protetor solar, é importante manter a pele hidratada. Também é aconselhado fazer esfoliações, de preferência antes de o verão chegar, para que sejam retiradas todas as células mortas do rosto e do corpo, propiciando um bronzeamento uniforme.
Existem receitas caseiras de esfoliantes baratas e fáceis de fazer. Uma boa dica é misturar açúcar e mel e massagear o rosto suavemente para não agredir a pele. Em seguida, lavar normalmente e passar um hidratante compatível ao seu tipo de pele.
Veja outras receitas de esfoliantes caseiros.

Alimente-se bem
Legumes e azeite

Para favorecer o bronzeamento da pele, capriche no consumo de alimentos ricos em betacaroteno (cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga e batata doce), licopeno (tomate, melancia e goiaba), zinco (abacate, abacaxi, ameixa, figo e framboesa) e vitamina C (frutas cítricas, pimentão e couve).
texto:http://www.bbel.com.br/beleza-e-moda/post/cuidados-com-a-pele-no-verao.aspx